EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS NA ADMINISTRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA ANÁLISE DA PORTARIA Nº 2.117/19

  • CARLA MARIA DE ALMEIDA MORAES BASTOS Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC)
  • OSWALDO MOREIRA FERREIRA Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC),
  • BIANCA MAGNELLI MANGIAVACCHI Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) https://orcid.org/0000-0002-9682-4869

Resumo

A educação na modalidade a distância no Brasil avançou de forma considerável nos últimos anos, tendo em vista as TIC’s, bem como as políticas públicas no mesmo sentido. Legislações, como por exemplo, a LDB, concedem autorizações para o funcionamento de curso na modalidade a distância, conforme destaca seu art. 80. O presente artigo visa analisar a portaria do Ministério da Educação n° 2.117/19 com enfoque na via administrativa das Instituições de Ensino Superior no Brasil e seus reflexos na metodologia de ensino. A partir do que foi exposto, surge o seguinte problema: quais são os avanços e desafios administrativos a serem enfrentados nas instituições de ensino superior com enfoque nas novas diretrizes traçadas pela Portaria n°. 2.117/19. Diante da problemática apresentada, a hipótese que emerge no momento é de que a nova legislação na área da educação, provoca mais desafios do que avanços para os setores administrativos das instituições de ensino superior. Sendo assim, faz-se necessário um estudo mais detalhado acerca das novas legislações, com a finalidade de se definir quais são suas prioridades, isto é, se estas estão sendo publicadas apenas com conteúdo meramente representativo ao ponto, ou seja, para dizer que fez ou se o conteúdo tem realmente o condão de melhorar o ensino no Brasil. Para o estudo optou-se pela pesquisa de caráter exploratório qualitativo, objetivando refletir sobre os aspectos que norteiam os avanços e desafios da EaD no Brasil segundo uma análise da Portaria n°. 2.117/19.

Publicado
2021-04-16
Como Citar
BASTOS, C. M.; FERREIRA, O.; MANGIAVACCHI, B. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS NA ADMINISTRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA ANÁLISE DA PORTARIA Nº 2.117/19. Múltiplos Acessos, v. 5, n. 2, p. 76-91, 16 abr. 2021.
Seção
ARTIGOS