A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA DOENÇA CELÍACA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

  • LUCIANA TAVARES COLLARES CARDOZO Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • CARMEN CARDILO LIMA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
Palavras-chave: assistência de enfermagem, atenção primária, doenças celíacas

Resumo

A Doença Celíaca é a condição autoimune relacionada a intolerância de certos indivíduos a ingestão de glúten: uma proteína encontrada no trigo centeio e cevada. Este estudo, de caráter descritivo, aborda a importância do profissional de enfermagem no manejo do paciente com doença celíaca, sobretudo, sob a ótica da atenção primária. A síntese dos estudos reunidos nesta revisão ressaltou a não existência de tratamento farmacológico especifico para o paciente celíaco, assim como, postularam a importância da adesão a dieta livre de glúten. O enfermeiro, por representar a primeira linha de contato com o paciente, é muitas vezes o profissional de saúde que mais tempo passa junto ao paciente. Por isso, é de suma importância que o profissional de enfermagem atue incisivamente junto ao paciente celíaco transmitindo a ele as informações e os cuidados necessários para que este possa aderir adequadamente a dieta com restrição de glúten.

Biografia do Autor

LUCIANA TAVARES COLLARES CARDOZO, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Graduando do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana São Carlos. E-mail: lucollares@hotmail.com.

CARMEN CARDILO LIMA, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC e Mestrado em Medicina e Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte - IEP Santa Casa/BH. Atua como Coordenadora Enfermeira do Laboratório de Habilidades e Simulação em Saúde e Professora do curso de graduação em Medicina da Universidade Iguaçu - UNIG e Professora do curso de graduação em Medicina e Enfermagem da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC. Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana São Carlos. E-mail: carmen_cardilo@hotmail.com.

Publicado
2021-09-30
Como Citar
CARDOZO, L.; LIMA, C. A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA DOENÇA CELÍACA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Múltiplos Acessos, v. 6, n. 2, p. 15-24, 30 set. 2021.
Seção
ARTIGOS