ESPAÇO ESCOLAR, EDUCAÇÃO E CULTURA EM TEMPOS DE AFASTAMENTO SOCIAL

  • CAROLINA MARTINS SOUZA Toledo Prudente Centro Universitário – Presidente Prudente
  • NATALIA MORAES CASTANHO Toledo Prudente Centro Universitário
Palavras-chave: cultura, educação, ambiente escolar

Resumo

Vemos hoje inúmeras repercussões nas lutas pelo reconhecimento de determinados grupos (étnicos e raciais), em (re)afirmar que cultura não é um produto. E partimos do pressuposto de que a escola e os professores possuem papel importante diante da aprendizagem para além das questões curriculares que são obrigatórias, percebe-se também a importância dos conceitos históricos e culturais da nossa sociedade para que as crianças de hoje, sejam pessoas críticas do amanhã e que elas possam compreender que a cultura não é um objeto, fantasia ou um acessório. Sendo assim, percebemos que a escola de hoje apresenta pouca influência na disseminação dos conceitos abrangentes e que estas barreiras necessitam ser analisadas e desfeitas através de projetos culturais que desmistifiquem períodos históricos e que assim seja possível conceituá-las de forma clara e sem signos irreais. Na ausência da interlocução entre as práticas escolares com as necessidades da sociedade atual, infelizmente a multiculturalidade e as diferenças, que precisam ser respeitadas, tendem a estar contidas no âmbito da exclusão e manutenção do status quo.

Biografia do Autor

CAROLINA MARTINS SOUZA, Toledo Prudente Centro Universitário – Presidente Prudente

Aluna de graduação do curso de Pedagogia da Toledo Prudente Centro Universitário. 

NATALIA MORAES CASTANHO, Toledo Prudente Centro Universitário

Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” campus de Presidente Prudente. Atualmente é aluna de graduação do curso de Pedagogia da Toledo Prudente Centro Universitário. E-mail: natalia.nmc@hotmail.com

Publicado
2021-09-30
Como Citar
SOUZA, C.; CASTANHO, N. ESPAÇO ESCOLAR, EDUCAÇÃO E CULTURA EM TEMPOS DE AFASTAMENTO SOCIAL. Múltiplos Acessos, v. 6, n. 2, p. 25-33, 30 set. 2021.
Seção
ARTIGOS