CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE ANOMALIA ANORRETAL

  • ANA KAROLINA LOCATEL MENDES DE OLIVEIRA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • CARMEN CARDILO LIMA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
Palavras-chave: assistência de enfermagem, atresia, congênito, anus imperfurado

Resumo

As anomalias anorretais resultam de malformações embriológicas que ocorrem no período de desenvolvimento do ânus e do reto, i.e., entre a quarta e a oitava semana de idade gestacional. A atresia anal é um dos tipos mais comuns de anomalia anorretal. Essa condição consiste na inexistência do ânus ou na imperfuração do orifício anal, e está geralmente associada a fístula uretral/perineal. A imperfuração anal é, per se, causa de sofrimento ao paciente e aos seus familiares, todavia, a isso agrega-se o estresse da necessidade de correção cirúrgica. Neste cenário, a adequação dos cuidados de enfermagem em casos de anomalias anorretais deve objetivar o oferecimento de condutas técnicas eficazes, sem, sobretudo, ignorar a necessidade de uma abordagem humanizada dada a fragilidade da condição. Este trabalho conduziu uma revisão integrativa da literatura, onde buscou-se investigar o papel do profissional de enfermagem nos cuidados do paciente portador de anomalia anorretal. Pode-se observar que os cuidados de enfermagem puderam ser divididos em período pré-operatório onde foi destacada a importância da assistência ao paciente para a manutenção da alimentação por sonda nasogástrica, o acompanhamento da colostomia quando pertinente e a monitorização da excreção de mecônio. No período pós-operatório foi salientada a importância da vigília do retorno dos movimentos peristálticos, a higienização da área operada, a manutenção do recém-nascido operado em decúbito dorsal e o controle da medicação. Constatou-se a importância de todas as condutas serem executadas respeitando a integralidade do paciente neonato e com apoio da família.

Biografia do Autor

ANA KAROLINA LOCATEL MENDES DE OLIVEIRA, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Graduanda do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana São Carlos. E-mail: oliveiralocatel@gmail.com.

CARMEN CARDILO LIMA, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Professora orientadora: Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Medicina e Biomedicina pela Santa Casa de Belo Horizonte, Faculdade Metropolitana São Carlos. E-mail: carmen_cardilo@hotmail.com.

Publicado
2021-09-30
Como Citar
DE OLIVEIRA, A. K.; LIMA, C. CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE ANOMALIA ANORRETAL. Múltiplos Acessos, v. 6, n. 2, p. 69-79, 30 set. 2021.
Seção
ARTIGOS