ANÁLISE DA SÍFILIS CONGÊNITA E SUA CORRELAÇÃO COM A ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA – RJ.

  • LUCAS RAMOS CRIZOSTOMO Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • MANILA BASTOS DA SILVA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • MARIA GEOVANA TEIXEIRA DE CARVALHO MEIRELES Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • MILENA TRINTIM DOS SANTOS VENTANA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • TAUÃ LIMA VERDAN RANGEL Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • LUCIANA DE OLIVEIRA FUMIAN BRASIL Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
Palavras-chave: sífilis, atenção primária, sífilis congênita

Resumo

A Sífilis congênita é o resultado da disseminação hematogênica do Treponema pallidum da mãe infectada para o feto através da placenta, a qual pode afetar sistemas múltiplos. Por se tratar de uma doença que pode ser prevenida, principalmente através do acompanhamento adequado da gestante à realização do pré-natal, ainda se faz necessário uma melhor articulação das políticas e programas públicos. O presente trabalho trata-se de uma investigação científica a partir de uma abordagem acerca da sífilis congênita e sua correlação com a atenção à saúde da mulher. Os dados epidemiológicos coletados, para elaboração estatística, foram extraídos de plataformas governamentais, em que foram analisadas as notificações dos casos de sífilis congênita dos anos de 2016 a 2018, no município de Bom Jesus do Itabapoana/RJ. O presente estudo é de fundamental importância no que tange às responsabilidades de atenção básica de saúde no município de Bom Jesus de Itabapoana e estado do Rio de Janeiro no prisma social, tendo em vista que a sífilis gestacional e sífilis congênita vem crescendo significativamente na falta de cuidado e amparo a saúde da mulher.

Biografia do Autor

LUCAS RAMOS CRIZOSTOMO, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Graduando em Medicina, Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), lucascrizostomo15@hotmail.com;

MANILA BASTOS DA SILVA, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Graduando em Medicina, Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), manilabastos123@gmail.com

MARIA GEOVANA TEIXEIRA DE CARVALHO MEIRELES, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Graduando em Medicina, Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), mariageovanatcm@outlook.com;

MILENA TRINTIM DOS SANTOS VENTANA, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Graduando em Medicina, Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), milena.trintim@hotmail.com;

TAUÃ LIMA VERDAN RANGEL, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Pós-Doutor em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2019-2020; 2020-2021). Doutor e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Faces e Interfaces do Direito: Sociedade, Cultura e Interdisciplinaridade no Direito” – FAMESC – Bom Jesus do Itabapoana-RJ; E-mail: taua_verdan2@hotmail.com.

LUCIANA DE OLIVEIRA FUMIAN BRASIL, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Nova Iguaçu (2007), Mestrado em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Especialização em Farmacologia Clínica pelo Instituto Ethos Farma - ES e Especialização em Saúde da Família pela Faculdade Redentor - RJ. Ampla experiência na área de Farmácia Hospitalar, Gestão e Clínica. Exerce função de Farmacêutica no Serviço de Home Care Home Star. Docente na Universidade Iguaçu - RJ e da Faculdade Metropolitana São Carlos - RJ. Atuou como coordenadora dos cursos de Pós-Graduação (Lato Senso) em Assistência Farmacêutica e Farmácia Hospitalar da Faculdade Redentor - RJ.lucianafumian@gmail.com.

Publicado
2021-09-30
Como Citar
CRIZOSTOMO, L.; DA SILVA, M.; MEIRELES, M. G.; VENTANA, M.; RANGEL, T.; BRASIL, L. ANÁLISE DA SÍFILIS CONGÊNITA E SUA CORRELAÇÃO COM A ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA – RJ. Múltiplos Acessos, v. 6, n. 2, p. 178-191, 30 set. 2021.
Seção
ARTIGOS