A REEMERGÊNCIA DA COQUELUCHE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS ÓBITOS REGISTRADOS E A TAXA DE COBERTURA VACINAL EM CRIANÇAS ENTRE 2010 E 2020.

  • MARIANA APARECIDA LINHARES GOMES FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • LUIS FERNANDO GONÇALVES DE CASTRO FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • MARIA AMÉLIA RODRIGUES WON-HELD FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • AKCEMAR ANTÔNIO LOPES DE MATOS FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • ANTÔNIO NERES NORBERG FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • PAULO ROBERTO BLANCO MOREIRA NORBERG FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • BIANCA MAGNELLI MANGIAVACCHI FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
Palavras-chave: IMUNIZAÇÃO, EPIDEMIOLOGIA, DOENÇA TRANSMISSÍVEL

Resumo

Os programas e ações em saúde voltados para o controle das doenças imunopreveníveis tiveram grande impacto para a saúde pública. A implementação do calendário vacinal brasileiro impacta a taxa de mortalidade infantil, entretanto, as taxas de cobertura vacinal vêm decaindo drasticamente. Nesse sentido, esse estudo teve por objetivo analisar os dados referentes à taxa de cobertura vacinal contra a Coqueluche no Brasil na última década, correlacionando com as informações sobre o número de óbitos decorrente da infecção, avaliando a situação de vulnerabilidade dessa população em especial. A metodologia aplicada neste estudo parte do método dedutivo investigativo com a análise de dados presentes nos sistemas de informação em saúde do Ministério da Saúde. O número de óbitos decorrente de causas evitáveis pelas ações de imunização entre crianças de 0 a 4 anos de idade foi de 609 casos nos últimos dez anos. A maior causa de óbitos infantis foi decorrente da Coqueluche (444 casos), sendo 309 óbitos entre 2012-2014. Foram notificadas, entre 2014 e 2020, 6.642 internações em decorrência da Coqueluche em crianças menores de 1 ano de idade, em sua maioria nas regiões Nordeste e Sudeste. A taxa de cobertura vacinal contra a Coqueluche, componente presente na vacina pentavalente, vem reduzindo, suscitando a possibilidade de novos surtos. Os dados apresentados são de extrema importância se fazendo necessária a identificação dos possíveis fatores relacionados com a incompletude da taxa de cobertura vacinal nessa faixa etária, considerando que a população infantil, estando em situação de vulnerabilidade, está mais propensa a infecções que pode impactar nos indicadores de saúde, e consequentemente, na taxa de mortalidade infantil.

Publicado
2022-10-30
Como Citar
GOMES, M.; CASTRO, L. F.; WON-HELD, M. A.; DE MATOS, A. A.; NORBERG, A.; NORBERG, P. R.; MANGIAVACCHI, B. A REEMERGÊNCIA DA COQUELUCHE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS ÓBITOS REGISTRADOS E A TAXA DE COBERTURA VACINAL EM CRIANÇAS ENTRE 2010 E 2020. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 3, p. 76-87, 30 out. 2022.
Seção
ARTIGOS