SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: UMA REVISÃO SOBRE SUA ETIOLOGIA, CLÍNICA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

UMA REVISÃO SOBRE SUA ETIOLOGIA, CLÍNICA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

  • Marcela Lima Miranda FAMESC
  • Maria Shayany Soares FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Phillippe Martins de Almeida FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Thielle Pimentel Sanglard FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Wagner Mangiavacchi FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
Palavras-chave: síndrome do túnel do carpo; tratamento conservador; tratamento cirúrgico

Resumo

A síndrome do túnel do carpo (STC) ocorre quando o nervo mediano é comprimido ao passar pela região do carpo, sendo considerada a neuropatia compressiva mais comum no membro superior. A sua incidência é maior em mulheres entre 40 e 60 anos. A etiologia da STC é idiopática, ocorrendo, em sua maior parte, em trabalhadores que realizam movimentos repetitivos com as mãos, tais como digitação, operação em máquinas e linhas de montagem. À vista disso, o presente trabalho tem como objetivo discutir e abordar os aspectos etiológicos, clínicos, diagnósticos e terapêuticos da síndrome da túnel do carpo. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter qualitativo e exploratório. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão narrativa de literatura nas bases de dados dados PubMed (National Library of Medicine) e Google Scholar através dos seguintes descritores: “síndrome do túnel do carpo”, “etiologia”, “diagnóstico” e “tratamento”. O diagnóstico da síndrome do túnel carpal tem como base a história clínico-laboral do paciente, o exame físico que deve conter os testes de provocação, exames de imagem e eletrofisiográficos. O tratamento da STC oscila entre conservador e cirúrgico, sendo a gravidade e o tempo dos sintomas utilizados como critério de escolha. Infere-se, portanto, que a STC possui uma etiologia idiopática, porém relacionada à trabalhadores que realizam movimentos repetitivos com as mãos. O seu diagnóstico é realizado com base na história clínica e ocupacional do paciente, exame físico por meio dos testes de Tínel e Phanel, exames de imagem, testes funcionais e  eletroneumiografia, considerada o padrão ouro. Na fase inicial da síndrome, na qual podem estar presentes o comprometimento muscular e alterações sensitivas, opta-se pelo tratamento conservador, sendo o tratamento cirúrgico indicado somente quando não há melhora do quadro com essa primeira conduta.

Biografia do Autor

Wagner Mangiavacchi, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Possui graduação de Bacharel em Medicina pela UNIVERSIDADE DE VASSOURAS (1977 -1982). Residência Médica em Ortopedia-Traumatologia, na Clínica Santa Juliana em Niterói (1982-1984). Atualmente sou Professor Titular da disciplina de Anatomia Humana I da Faculdade Metropolitana São Carlos em Bom Jesus do Itabapoana - RJ, desde 2017. Professor Assistente da Disciplina de Anatomia Humana I e da Disciplina de Ortopedia-Traumatologia da Universidade Iguaçu - Campi Itaperuna -RJ desde o ano de 2012. Médico Ortopedista da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Espírito Santo desde 1998 até a presente data. Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia.

Publicado
2023-11-10
Como Citar
MIRANDA, M.; SOARES, M. S.; DE ALMEIDA, P.; SANGLARD, T.; MANGIAVACCHI, W. SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: UMA REVISÃO SOBRE SUA ETIOLOGIA, CLÍNICA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 3, p. 142-151, 10 nov. 2023.
Seção
ARTIGOS