O METAVERSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA

  • Erica Pereira Neto UENF
  • Ilma Alessandra Lima Cabral UENF
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza UENF
Palavras-chave: metaverso, educação, realidade aumentada

Resumo

O metaverso saiu dos livros de ficção científica, ultrapassou as fronteiras e está presente na educação. Assim, de forma mais específica, este artigo tem por objetivo investigar as contribuições e a presença do metaverso na educação. Como percurso metodológico, efetuou-se um levantamento de artigos publicados entre 2018 e 2022, realizando-se uma pesquisa sistematizada nas bases de dados do Google Acadêmico. Os resultados indicaram que ainda há um número reduzido de publicações e, por isso, fez-se uma breve análise crítica em relação aos textos acadêmicos que abordam este tema. Nesse sentido, pesquisas envolvendo o metaverso e a realidade aumentada no contexto da educação podem promover uma interação cognitiva mais aberta, superando a relação passiva do processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Erica Pereira Neto, UENF

Doutoranda em Cognição e Linguagem pela UENF; Mestra em Ciência da Motricidade Humana pela UCB, Especialista em Educação Especial pela UERJ/UNIRIO, Especialista em Planejamento, implementação e gestão em EaD pela UFF, Especialista em Disfunções músculo-esqueléticas pelo ISECENSA, Especialista em Terapia Manual pela UNIVERSO, Licenciatura plena em Educação Física pela UNESA, Bacharel em Fisicoterapia pela UNESA. Professor de ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Fluminense- IFF campus Campos-Centro e coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Inclusiva. Área de interesse: educação/formação docente, diversidade e inclusão.

Ilma Alessandra Lima Cabral, UENF

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1992). Atualmente é fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, fonoaudióloga - CLINICA DA AUDIÇÃO, fonoaudióloga - Clínica Paulo Tinoco, representante - Phonak Aparelhos Auditivos e Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia e professora do Centro Universitário Fluminense - UNIFLU. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, aparelhos auditivos, avaliação auditiva, educação e processamento auditivo central.

Carlos Henrique Medeiros de Souza, UENF

Pós-doutorado em Sociologia Política - PPSP/UENF, Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ). Mestrado em Educação, pós-graduação em gerência de informática e pós-graduação em produção de software (UFJF). Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira, Licenciado em Pedagogia (UNISA) e Bacharel em Informática (CES/JF).Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Coordenador da Pós-Graduação (Mestrado & Doutorado) Interdisciplinar em Cognição e Linguagem (PGCL/ UENF) desde março de 2008. Titular das disciplinas de Gestão Educacional, Pesquisa Educacional, Tecnologias Educacionais e Pesquisa Discente desde 2005 no Curso de Pedagogia /UENF. Ex Diretor da Rede Folkcom, Avaliador de cursos do Conselho Estadual de Educação (CEE/RJ). Avaliador de cursos e institucional do INEP/MEC, desde 2004. Avaliador Ad hoc CNPq. Associado a CEAD, ABED, INTERCOM, ABCIBER, ANINTER e a SBC. Atuou como Diretor Acadêmico em Universidade Privada. Tem experiência nas áreas da Educação (Gestão, Politica Educacional, Pesquisa Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação, EAD), Administração (SiG/ Gestão de Processos/ Gestão da Informação, Logística, Marketing e Gestão Empresarial), Inteligência Coletiva, entre outras. Autor de vários livros e artigos científicos nas áreas de Gestão Educacional, TICs, Educação e Ciberespaço e interdisciplinaridade.

Publicado
2023-08-30
Como Citar
NETO, E.; CABRAL, I. A.; DE SOUZA, C. H. O METAVERSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 2, p. 1-12, 30 ago. 2023.
Seção
REVISÃO DE LITERATURA