ENSINO HÍBRIDO E O USO DAS TDICS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA

  • Karine de Souza Alves Bartholazi Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Bianca Magnelli Mangiavacchi Faculdade Metropolitana São Carlos
  • Leandro de Oliveira Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Palavras-chave: Ensino Híbrido, TDICs, Biologia

Resumo

Com a emergência da pandemia de Covid-19 as instituições de ensino tiveram que adotar medidas de distanciamento social e suspender as aulas presenciais, sendo adotada a modalidade de ensino híbrido como forma de tentar diminuir os impactos na educação. O presente trabalho analisou o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na modalidade de Ensino Híbrido implementada por professores de Ciências e Biologia em escolas do município de Bom Jesus do Itabapoana, interior do estado do Rio de Janeiro, durante a pandemia de Covid-19. Foram realizadas entrevistas com professores de Ciências e Biologia durante o ano de 2022. Para isso, foram utilizados questionários impressos e questionários online criados no Google Forms, com perguntas fechadas e perguntas abertas. Participaram da pesquisa 8 professores, com idades variando de 36 a 58 anos, e tempo de docência entre 12-28 anos. Apesar de todos os participantes terem acesso à internet em suas residências, apenas um deles havia ministrado aulas online antes da pandemia. As ferramentas mais utilizadas pelos professores foram os vídeos, seguidos por atividades on-line. Metade dos participantes só passou a conhecer o termo Ensino Híbrido durante a pandemia. A maioria dos participantes relatou ter enfrentado dificuldades em ministrar aulas online, principalmente falta de capacitação e o distanciamento na relação professor-aluno. Concluímos que o Ensino Híbrido impôs diferentes desafios aos profissionais da educação, com uma inicial falta de preparo para uso dos recursos tecnológicos o que, aos poucos, foi se dispersando com o uso diário das tecnologias.

Biografia do Autor

Karine de Souza Alves Bartholazi, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduada em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.

Bianca Magnelli Mangiavacchi, Faculdade Metropolitana São Carlos

Professora de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC.

Leandro de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestre em Biociências e Biotecnologia e Doutor em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Publicado
2023-11-10
Como Citar
BARTHOLAZI, K.; MANGIAVACCHI, B.; DE OLIVEIRA SILVA, L. ENSINO HÍBRIDO E O USO DAS TDICS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 3, p. 82-100, 10 nov. 2023.
Seção
ARTIGOS