DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES FRENTE ÀS CRIANÇAS E ESTUDANTES COM AUTISMO NA ESCOLA REGULAR

  • GIOVANA MARIZA CHIMENES Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • MARIA LUIZA DA SILVA SANTANA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: AUTISMO, ESCOLA DE ENSINO REGULAR, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

Resumo

Este artigo tem o objetivo de identificar os desafios e possibilidades de práticas pedagógicas de professor no processo de ensino-aprendizagem de crianças e estudantes autistas. Para a realização deste estudo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam as dificuldades encontradas pelos professores em utilizar práticas pedagógicas diferenciadas para atender as singularidades de alunos com TEA, inseridos no ensino regular. Existem práticas pedagógicas diferenciadas para os estudantes com autismo no ensino regular, porém percebe-se a dificuldade dos professores na sua realização. Por isso, apesar dos esforços dos professores é possível sugerir que as práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista assumem as características da integração e não de inclusão. Embora se tenha superados obstáculos são necessários avanços em prol da inclusão, abrangendo um maior comprometimento das partes envolvidas nesse processo, buscando melhoria e qualidade do ensino.

Publicado
2021-04-16
Como Citar
CHIMENES, G.; SANTANA, M. L. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES FRENTE ÀS CRIANÇAS E ESTUDANTES COM AUTISMO NA ESCOLA REGULAR. Múltiplos Acessos, v. 5, n. 2, p. 92-107, 16 abr. 2021.
Seção
ARTIGOS