REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO ENFERMEIRO LÍDER/GESTOR DA ESF

  • MOACYR TARDIN DE FIGUEIREDO NETTO Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
  • NAYARA SILVA BORGES Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
  • LIVIA MATTOS MARTINS Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
Palavras-chave: ENFERMAGEM, LIDERANÇA EM ENFERMAGEM, IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO DA ESF, LIDERANÇA E GERENCIAMENTO DO ENFERMEIRO NA ESF

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância da liderança do profissional de enfermagem dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de uma revisão bibliográfica, cuja pesquisa foi realizada através de análise de artigos científicos, livros e revistas eletrônicas, quem buscam discutir e analisar a importância do enfermeiro com líder/gestor dentro da Atenção Básica. Liderar uma equipe multidisciplinar e gerenciar uma unidade de saúde mostra ser um papel fundamental para a qualidade do serviço prestado à população, papel esse que compete ao enfermeiro. O enfermeiro deve exercer o seu papel de liderança afim de colocar seu planejamento dentro da unidade em prática, dessa forma o mesmo deve saber enfrentar as dificuldades e mediar os conflitos que ocorrem dentro da unidade, tendo com intenção buscar o melhor desempenho de sua equipe para que o atendimento seja realizado com êxito, mas para isso deve procurar ter criatividade, sabedoria tanto na parte gerencial quanto na parte da prática do cuidar.

Publicado
2021-04-17
Como Citar
NETTO, M.; BORGES, N.; MARTINS, L. REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO ENFERMEIRO LÍDER/GESTOR DA ESF. Múltiplos Acessos, v. 5, n. 2, p. 206-217, 17 abr. 2021.
Seção
Artigos