DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS NOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE, RIO DE JANEIRO, BRASIL

  • Antonio Neres Norberg Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • José Tadeu Madeira de Oliveira Instituto Benjamin Constant MEC/IBC
  • Ingrid Jardim de Azeredo Souza Oliveira Centro Universitário UNIABEU
  • Graziela Marques Monteiro Centro Universitário UNIABEU
  • Josiane Menegucci Lima Codeço Centro Universitário UNIABEU
  • Jeison Saturnino de Oliveira Universidade Federal de Sergipe - UFS
Palavras-chave: Terapias, Práticas Integrativas, SUS

Resumo

A inserção da medicina natural e das práticas integrativas e complementares vêm cada vez mais sendo aplicadas em terapias com o intuito de diminuir a administração medicamentosa, principalmente após à implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Brasil, que recomenda a implantação e implementação de ações e serviços derivados das medicinas tradicionais no SUS. O objetivo dessa pesquisa foi diagnosticar a situação de práticas integrativas e complementares no SUS nos municípios da Baixada Fluminense. A pesquisa foi realizada no período de fevereiro a dezembro de 2019, onde foram entrevistados os responsáveis dos serviços de atendimento da rede básica de saúde e os profissionais atuantes selecionados por amostra de conveniência dos 13 municípios pertencentes à Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil. A análise dos dados foi feita de forma descritiva simples, com números totais e respectivas frequências. Foi evidenciado que no âmbito da Baixada Fluminense de uma forma geral, não existe investimento nos programas de práticas integrativas e complementares, mesmo com sua notória importância clínica e baixo custo no tratamento. Sua aceitação crescente no mundo e no Brasil parece incontestável, mas seu potencial de contribuições ao cuidado na atenção primária à saúde ainda é pouco explorado.

Publicado
2021-12-23
Como Citar
NORBERG, A.; DE OLIVEIRA, J. T.; OLIVEIRA, I. J.; MONTEIRO, G.; CODEÇO, J.; DE OLIVEIRA, J. DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS NOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE, RIO DE JANEIRO, BRASIL. Múltiplos Acessos, v. 6, n. 3, p. 101-114, 23 dez. 2021.