URBANIZAÇÃO E EXPLORAÇÃO TURÍSTICA DO LITORAL BRASILEIRO: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES

  • RHAFIC CONCOLATO DA SILVA SEEDUC-RJ
Palavras-chave: urbanização, exploração turística, litoral brasileiro

Resumo

No mundo todo, a zona costeira concentra as maiores densidades demográficas, tendência reforçada em países de formação colonial, como o Brasil. As transformações nas últimas décadas do litoral brasileiro estão relacionadas à presença de equipamentos públicos e privados como os complexos industriais, o crescente processo de urbanização e a exploração turística. Objetiva-se relacionar a urbanização com a exploração turística e suas implicações políticas, econômicas, ambientais e sociais no litoral brasileiro. Adota-se uma metodologia de revisão de literatura, numa perspectiva documental histórica, qualitativa e descritiva sobre os processos de urbanização, de uso e ocupação da zona costeira, a atividade turística nas praias e dos impactos relacionados. Foram utilizados os domínios definidos pelo Projeto Orla do Ministério do Meio Ambiente e o Congresso Nacional para a classificação de mar territorial, orla marítima (praias) e zona costeira, utilizados para os planos de regulamentação, zoneamento e monitoramento da zona costeira brasileira. Por fim, a urbanização e a exploração turística são processos de intervenção antrópica na zona costeira e na orla, estão relacionados às estratégias de interiorização do turismo para o crescimento econômico e desenvolvimento local, mas sem o planejamento e gestão adequados, podem favorecer o desaparecimento do atrativo turístico ‘natural’ e o colapso de ecossistemas, como é o caso da erosão costeira que preocupa as administrações municipais e estaduais pelos prejuízos econômicos e ambientais que provoca e pela difícil solução.

Biografia do Autor

RHAFIC CONCOLATO DA SILVA, SEEDUC-RJ

Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Estudos Ambientais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor da Educação Básica na SEEDUC-RJ. E-mail: rhaficconcolato@gmail.com

Publicado
2021-09-30
Como Citar
DA SILVA, R. URBANIZAÇÃO E EXPLORAÇÃO TURÍSTICA DO LITORAL BRASILEIRO: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES. Múltiplos Acessos, v. 6, n. 2, p. 167-177, 30 set. 2021.
Seção
ARTIGOS