A ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL DENTRO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O PAPEL DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM.

  • KARINE MORAES SOUZA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • THAIS PAINS MACHADO FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • BIANCA MAGNELLI MANGIAVACCHI FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • CARMEN CARDILO LIMA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
Palavras-chave: ENFERMEIRO, PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, PRÉ-NATAL

Resumo

O papel do enfermeiro na dinâmica assistencial prestada as gestantes vêm sofrendo modificações com o decorrer dos anos. A hegemonia das condutas de caráter tecnicista vem dando espaço a ações baseadas nos conceitos de humanização e integralidade assistencial, colocando o profissional de enfermagem como componente estratégico da assistência prénatal. As funções atribuídas ao enfermeiro, em centros desenvolvedores do Programa de Saúde da Família, podem ser condensadas em ações voltadas para identificação das situações de saúde/doença, junto as condutas que envolvem a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, abrangendo família e comunidade. A equipe de enfermagem representa a fonte de contato paciente-profissional de saúde, e por isso deve garantir a realização de ações voltadas ao fortalecimento do vínculo PSF-Família, assegurando o bem-estar da gestante para que assim aumente o grau de confiança e por consequência otimize a transmissão de informações, possibilitando o acesso a todas as
condutas preconizadas pela legislação de forma clara e eficiente. Diante do exposto, este estudo investigou o papel da equipe de enfermagem na assistência prestadas as gestantes acompanhadas em centros desenvolvedores do Programa de Saúde da Família. 

Publicado
2021-12-22
Como Citar
SOUZA, K.; MACHADO, T.; MANGIAVACCHI, B.; LIMA, C. A ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL DENTRO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Múltiplos Acessos, v. 6, n. 3, p. 1-14, 22 dez. 2021.