RESILIÊNCIA COMO FATOR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM PESSOAS IDOSAS

Palavras-chave: Resiliência, Envelhecimento, Qualidade de vida

Resumo

O envelhecimento populacional demanda das áreas da saúde e das ciências sociais posições que atendam às necessidades adaptativas de uma parcela crescente da população brasileira e mundial. Aspectos intrínsecos ao envelhecer podem ser utilizados como fontes de manutenção e como auxiliares no que diz respeito ao atendimento de novas necessidades desta população. Considerando tais inquietações, este estudo objetivou explorar a influência da resiliência na qualidade de vida e bem-estar dentro da possibilidade de um envelhecimento saudável. Para tal, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo de análise documental, com a revisão de estudos que possibilitaram a exploração do panorama científico atual. Foi possível apontar que a resiliência é um fator adaptativo, importante no enfrentamento das adversidades e situações frente às transformações advindas do processo de envelhecimento. Vale destacar que tende a estar presente de maneira indireta ou direta nos variados aspectos que influenciam o envelhecimento saudável. Ainda, podendo ser considerando um fator de equilíbrio emocional e psicológico, culminando no bem-estar e qualidade de vida de longevos. Tende em vista tais prerrogativas, hiposteniza-se ser este um fator protetivo para o bem-estar individual especialmente na fase idosa.

Palavras-chave: resiliência; envelhecimento; qualidade de vida.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Nogueira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

Sara Azevedo Matos, Universidade São Judas Tadeu

Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

Thais Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Discente do curso de Psicologia. Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica - ProCiência da Universidade São Judas Tadeu (USJT).

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Discente do curso de Psicologia. Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica - ProCiência da Universidade São Judas Tadeu (USJT).

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo, atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu – USJT – Instituto Ânima.

Publicado
2022-04-21
Como Citar
NOGUEIRA, E. A.; MATOS, S. A.; SILVA-FERREIRA, T.; FERREIRA-COSTA, J.; MONTIEL, J. M. RESILIÊNCIA COMO FATOR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM PESSOAS IDOSAS. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 1, p. 28-36, 21 abr. 2022.
Seção
ARTIGOS