GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA VISÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Leandro de Oliveira Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro https://orcid.org/0000-0003-1651-7760
  • Deise Ferreira Fernandes Paes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro https://orcid.org/0000-0002-1899-4643
  • Juliana Lopes Moraes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Palavras-chave: Escola, Educação, Administração Escolar, Gestão Democrática

Resumo

Este estudo busca refletir sobre a questão da Gestão Escolar Democrática no âmbito da Educação Básica, evidenciando os desafios de sua aplicação e apontando perspectivas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica inicial seguida de uma pesquisa de campo por meio de questionários aplicados a professores de uma escola pública estadual do município de Bom Jesus do Itabapoana, interior do Estado do Rio de Janeiro, procurando investigar o posicionamento de tais professores quanto ao modelo de gestão adotado na escola e a possibilidade de um modelo mais democrático. Conclui-se que os professores reconhecem que a gestão democrática do ensino pode ajudar a melhorar a qualidade da educação, reconhecem que a participação de todos é imprescindível para que a democracia se perfaça mas, ao mesmo tempo, parecem necessitar de um líder na escola, demonstrando claros resquícios da gestão centralizadora ainda presente.

Biografia do Autor

Deise Ferreira Fernandes Paes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Bióloga, Mestra em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Graduanda em Análises Forenses e Perícia Criminal pela Universidade Estácio de Sá, Campos dos Goytacazes - RJ.

Juliana Lopes Moraes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, Pós-Graduação em Tecnologias Digitais e Educação pela Multivix, Mestra em Biotecnologia Vegetal, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes - RJ.

Publicado
2022-07-08
Como Citar
DE OLIVEIRA SILVA, L.; FERNANDES PAES, D.; MORAES, J. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA VISÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 2, p. 63-79, 8 jul. 2022.
Seção
ARTIGOS