O RACISMO NOS COMPORTAMENTOS ÉTICOS QUANTO ÀS QUESTÕES RACIAIS DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

  • DANIEL CAMARGO DA COSTA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • VICENTE THIAGO FREIRE BRAZIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Palavras-chave: racismo, epistemicídio, educação

Resumo

Esta pesquisa analisar e expor comportamentos que são criados e articulados no âmbito educacional, procurando assim caracterizar como racismo manifesta-se em determinadas ações e discursos que parecem ser fruto de práticas sociodidáticas inofensivos e normalizadas, quando de fato, são a exteriorização mais cruel de violências simbólicas, verbais e até físicas contra as minorias étnicas brasileiras. Pretende-se também mostrar que através de mecanismos de opressão e silenciamento os saberes contributivos das populações afrodiaspóricas e povos tradicionais brasileiros são negados inclusive na educação básica, fato este que acaba fortificando dois conceitos fundamentais para esta pesquisa: o epistemicídio e a branquitude. Buscar-se-á, através de uma análise da literatura e de uma análise observacional específica, enxergar esse conjunto de dispositivos de poder através de aspectos relativos a categorias como o biopoder e a biopolítica, conceitos-chave problematizados nesta pesquisa através do pensamento de pensadores como Michel Foucault e Gayatri Spivak.

Publicado
2022-09-14
Como Citar
DA COSTA, D.; BRAZIL, V. T. O RACISMO NOS COMPORTAMENTOS ÉTICOS QUANTO ÀS QUESTÕES RACIAIS DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 1, p. 113-121, 14 set. 2022.
Seção
ARTIGOS