PRINCIPAIS MOTIVOS DE INTERNAÇÃO DOS PACIENTES ONCOLÓGICOS SUBMETIDOS À QUIMIOTERAPIA NO HOSPITAL ESCOLA ÁLVARO ALVIM NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ

  • LAIRA FERRAZ SILIPRANDI CANGUSSÚ FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • LUIZA GUIMARÃES RIBEIRO FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • MILENA DE SOUZA CASTRO FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • SASHA ALVES CARNEIRO FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • JULIANA SOARES DE FARIA NETO FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS - FMC/ FBPN
Palavras-chave: quimioterapia antineoplásica, neoplasia, admissão do paciente, reações adversas, hospitalização

Resumo

O câncer é um problema de saúde pública, representando a segunda causa de morte na população adulta brasileira. É o nome de um grupo de doenças caracterizadas por crescimento e propagação descontrolados de células anormais. A quimioterapia tem como principal função eliminar as células malignas que formam o tumor, seu tratamento possui atuação sistêmica de forma sistêmica, agindo indiscriminadamente nas células do paciente, estejam elas normais ou cancerosas. Pela complexidade da doença e do tratamento, existem vários fatores que podem levar ou aumentar o tempo de internação dos pacientes. Desta forma, o objetivo deste estudo é identificar os principais motivos de internações dos pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia. Foi realizada a técnica de observação dos prontuários de 52 pacientes oncológicos internados, submetidos à quimioterapia, atendidos no Hospital Escola Álvaro Alvim em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, entre março/abril de 2017. As variáveis coletadas referentes a população investigada são: idade, sexo, motivo da internação, comorbidade, tipo de neoplasia, fator de risco, medicamentos utilizados na internação, medicamentos utilizados na quimioterapia, esquema da quimioterapia. Verificou-se que  a administração da droga, devido o tempo prolongado de infusão foi o fator mais prevalente para internação, seguido de progressão da doença, progressão da doença juntamente com efeitos adversos, efeitos adversos, além de outros motivos como extravasamento de quimioterápicos.

Publicado
2022-09-14
Como Citar
CANGUSSÚ, L.; RIBEIRO, L.; CASTRO, M.; CARNEIRO, S.; NETO, J. PRINCIPAIS MOTIVOS DE INTERNAÇÃO DOS PACIENTES ONCOLÓGICOS SUBMETIDOS À QUIMIOTERAPIA NO HOSPITAL ESCOLA ÁLVARO ALVIM NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 1, p. 159-169, 14 set. 2022.
Seção
ARTIGOS