INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO – CONCEITOS, EPIDEMIOLOGIA, PREVENÇÃO E TRATAMENTO.

  • Leverson Ferreira Chaves FAMESC Bom Jesus do Itabapoana
  • Maria do Carmo Boechat Borges de Souza Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC)
  • Lenira Pelloso Leite Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
  • Renata de Oliveira Dias Moulin Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC)
  • Vinícius Evangelista Dias Doutorando em Medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
Palavras-chave: cirurgia; infecção; hospital.

Resumo

A infecção de sítio cirúrgico (ISC) é definida como a infecção ocorrida no local do procedimento cirúrgico. A ISC está relacionada à complicações locais da região cirúrgica. Esse trabalho tem como objetivo, através de uma revisão de literatura, compreender os conceitos, epidemiologia, profilaxia, prevenção e o tratamento das infecções de sítio cirúgico. Os fatores de risco associados às infecções de sítio cirúrgico estão ligados a fatores intrínsecos e extrínsecos relacionados ao paciente. Os critérios epidemiológicos incluem a topografia da infecção e seu tempo de manifestação. A prevenção da infecção de sítio cirúrgico baseia-se na otimização dos fatores do paciente e o uso de medidas farmacológicas e não-farmacológicas. O tratamento de feridas infectadas inclui o desbridamento, utilização de antibióticos, curativos, sistemas de aspiração e irrigação contínua, bem como terapia com pressão negativa. Conclui-se que a infecção de sítio cirúrgico é o resultado do tratamento cirúrgico em procedimentos limpos e contaminadas de potencial risco, grande custo e que medidas preventivas devem ser preconizadas.

Biografia do Autor

Leverson Ferreira Chaves, FAMESC Bom Jesus do Itabapoana

Acadêmico de Medicina pela Faculdade Metropolitana São Carlos. Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2014). Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - CEDERJ (2010). Bacharelado em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2004). Possui experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, atuando principalmente no seguinte tema: saúde, meio ambiente e sociedade.

Maria do Carmo Boechat Borges de Souza, Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC)

Graduanda do Curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) – Unidade de Bom Jesus de Itabapoana, RJ. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá , Rio de Janeiro. E-mail: m.boechatsouza@gmail.com

Lenira Pelloso Leite, Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2015/2019). Curso Superior Sequencial de Estudo em empreendedorismo e inovação - UFF (2017). Pós-Graduada em Saúde Coletiva (2020), Emergências Médicas em Odontologia (2021) e Atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiais (2021). Habilitada em Laserterapia pelo Hemorio (2021). Graduanda do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC, Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro.

Renata de Oliveira Dias Moulin, Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Iguaçu (2003). Tem experiência na área de Cardiorrepiratória, terapia intensiva neonatal e adulto, com atuação há mais de 10 anos. Coordenadora do serviço de fisioterapia do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim ES e Coordenadora da equipe de fisioterapeutas residentes na residência multiprofissional. Graduanda do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC, Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro.

Vinícius Evangelista Dias, Doutorando em Medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

Doutorando em Medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - MG na área de Coloproctologia (Câncer colorretal e fístulas anastomóticas). Mestrado em medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (Câncer colorretal e colostomia). Residência em cirurgia geral (Hospital São José da avai Itaperuna RJ). Graduação em Medicina (Universidade Iguaçu/Campus V- Itaperuna). Experiência Profissional em Terapia Intensiva, Hospital São José do Avai. Médico do trabalho em Secretaria de Saúde de Natividade - RJ. Professor do curso de medicina em Clínica Cirúrgica I, Fisiologia Médica e Professor responsável pelo laboratório de cirurgia da Faculdade Metropolitana São Carlos (Bom Jesus Do Itabapoana - RJ). Professor de semiologia médica e do internato em clínica cirúrgica do curso de Medicina na Universidade Iguaçu, Campus V, (Itaperuna, RJ).

Publicado
2023-11-10
Como Citar
CHAVES, L.; DE SOUZA, M. DO C.; LEITE, L.; MOULIN, R.; DIAS, V. INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO – CONCEITOS, EPIDEMIOLOGIA, PREVENÇÃO E TRATAMENTO. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 3, p. 152-164, 10 nov. 2023.
Seção
ARTIGOS