BIOMARCADORES X ENVENENAMENTO ESCORPIÃO: REVISÃO DE LITERATURA

  • Beatriz Resende Matos Centro Universitário Barão de Mauá, CBM
  • Eduarda Bispo Cazerta Centro Universitário Barão de Mauá, CBM
  • Iara Ferreira Vinhal Centro Universitário Barão de Mauá, CBM
  • Isabela Borba da Cunha Centro Universitário Barão de Mauá, CBM
  • Isabela Carvalho Martins Centro Universitário Barão de Mauá, CBM
  • Isadora Vergamini Lamana Centro Universitário Barão de Mauá, CBM
  • Cristiane da Silva Tefé Centro Universitário Barão de Mauá, CBM
  • Karina Furlani Zoccal Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: envenenamento, biomarcadores, alterações cardíacas

Resumo

Os biomarcadores são importantes auxiliares na identificação de funções normais do organismo ou até mesmo alterações patológicas, se mostrando úteis, em intermédio, aos efeitos nocivos quando submetidos ao envenenamento de escorpião. Assim, este estudo buscou abordar os biomarcadores como importantes indutores de complicações do sistema biológico após envenenamento humano, provocando efeitos locais e sistêmicos, bem como abordagens que podem contribuir para reduzir o número de pacientes graves. Trata-se de uma revisão de literatura realizada a partir da análise de periódicos provenientes das seguintes plataformas acadêmicas: Google Acadêmico, Center for Biotechnology Information (PubMed), Science Direct, Biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Scopus. A pesquisa foi delimitada em um intervalo de 2003 a 2021, usando como ferramenta de busca palavras-chave: peçonhas de escorpião, biomarcador, dano cardíaco. Os resultados obtidos nos estudos demonstram o uso de biomarcadores atrelados ao envenenamento por escorpião, com isso, dentre os principais biomarcadores, se destacam os cardíacos, incluindo principalmente a Troponina-1, NTproBNP e IL-8. Baseando-se nisso, os biomarcadores mostraram destaque mediante aos benefícios da detecção precoce do envenenamento escorpiônico, com efeitos positivos ao quadro da melhora no prognóstico do paciente.

Biografia do Autor

Isabela Carvalho Martins, Centro Universitário Barão de Mauá, CBM

Centro Universitário Barão de Mauá, CBM

Cristiane da Silva Tefé, Centro Universitário Barão de Mauá, CBM

Professora das disciplinas de Patologia, Agressão e Reparação do curso de Medicina) do Centro Universitário Barão de Mauá. Doutora em Patologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – FMRP-USP. Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – FMRP-USP. Atualmente, possui linha de pesquisa em atividade antitumoral de produtos naturais.

Karina Furlani Zoccal, Centro Universitário Barão de Mauá

Professora dos cursos de Biomedicina (disciplina Bacteriologia) e Medicina (disciplina Sistema Imunológico e Microbiologia e Infecção) do Centro Universitário Barão de Mauá. Doutora em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – FCFRP-USP. Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – FCFRP-USP. Parecerista do Comitê de Ética em Humanos (CEP) do Centro Universitário Barão de Mauá. Atualmente, possui linha de pesquisa em atividade anti-inflamatória e analgésica de produtos naturais.

Publicado
2023-08-30
Como Citar
MATOS, B.; CAZERTA, E.; VINHAL, I.; CUNHA, I.; MARTINS, I.; LAMANA, I.; TEFÉ, C.; ZOCCAL, K. BIOMARCADORES X ENVENENAMENTO ESCORPIÃO: REVISÃO DE LITERATURA. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 2, p. 133-141, 30 ago. 2023.
Seção
REVISÃO DE LITERATURA