MEDICINA DE PRECISÃO NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU: UMA SÍNTESE ABRANGENTE

  • ÉRICA GONÇALVES DOS SANTOS Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • SHAYANNE DA COSTA MENDONÇA OLIVEIRA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • VICTOR VIEIRA PASCHOAL Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • WIMERSON HARRY SIQUEIRA DOMINGUES Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • BIANCA MAGNELLI MANGIAVACCHI Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • VINÍCIUS EVANGELISTA DIAS Doutorando em Medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - MG
Palavras-chave: queimaduras de terceiro grau, tratamento, revisão

Resumo

Este escrito constitui uma revisão integrativa que proporciona uma análise abrangente acerca das queimaduras de terceiro grau, abordando suas etiologias, manifestações clínicas e modalidades terapêuticas. O intento primordial consiste na disseminação de informações relevantes sobre o tema, evidenciando as diligências dos profissionais da saúde para otimizar os desfechos dos pacientes. A pesquisa abarcou fontes virtuais, incluindo a Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Scholar, PubMed e LILACS, com o propósito de acessar obras pertinentes às queimaduras de terceiro grau. A metodologia adotada compreendeu três fases distintas: busca de literatura, identificação de aspectos a serem abordados e análise dos resultados obtidos. Do total, foram selecionados 12 artigos pertinentes e eruditos para a confecção deste trabalho. A intervenção imediata e apropriada frente às queimaduras de terceiro grau revela-se imperativas, envolvendo procedimentos de primeiros socorros, tais como o resfriamento da área afetada, aplicação de curativos estéreis e administração de analgésicos. Quando indicado, recomenda-se a remissão do paciente a um centro especializado em queimaduras para tratamento especializado e monitoramento contínuo. Diversas abordagens cirúrgicas, a exemplo do enxerto cutâneo, curativos específicos, terapia a vácuo, escarotomia, desbridamento e cirurgia de reconstrução complexa, podem ser empregadas, sendo a eleição da técnica subordinada ao estágio da queimadura e à estratégia adotada pelo cirurgião. A compreensão das etiologias, manifestações clínicas e opções terapêuticas de queimaduras de terceiro grau reveste-se de importância crucial para a eficácia na prevenção e tratamento. Profissionais da área da saúde prosseguem com suas pesquisas, visando incessantemente aprimorar os desfechos em prol dos pacientes.

Biografia do Autor

ÉRICA GONÇALVES DOS SANTOS, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Acadêmica do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

SHAYANNE DA COSTA MENDONÇA OLIVEIRA, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Aluna do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

VICTOR VIEIRA PASCHOAL, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Aluno graduando do curso de medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

WIMERSON HARRY SIQUEIRA DOMINGUES, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Acadêmico do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

BIANCA MAGNELLI MANGIAVACCHI, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006), graduação em Complementação pedagógica em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2016), graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2020), mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009) e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2016). Atualmente é membro do comité de ética animal - ceua do Instituto Federal Fluminense, mediadora presencial da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. É avaliador institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP. Coordenadora do curso de licenciatura de ciências biológicas da Faculdade Metropolitana São Carlos e Coordenadora do Ciclo Básico do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos.

VINÍCIUS EVANGELISTA DIAS, Doutorando em Medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - MG

Professor do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC. Doutorando em Medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - MG. Mestrado em medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Residência em cirurgia geral (Hospital São José do Avai Itaperuna RJ). Graduação em Medicina (Universidade Iguaçu/Campus V - Itaperuna). 

Publicado
2023-10-30
Como Citar
DOS SANTOS, ÉRICA; OLIVEIRA, S.; PASCHOAL, V.; DOMINGUES, W. H.; MANGIAVACCHI, B.; DIAS, V. MEDICINA DE PRECISÃO NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU: UMA SÍNTESE ABRANGENTE. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 3, p. 13-28, 30 out. 2023.
Seção
ARTIGOS