MÉTODOS FARMACOLÓGICOS EMPREGADOS NO TRATAMENTO DA COVID-19

  • Pedro Henrique Dutra dos Santos Mestrando em Ciências Farmacêuticas - Universidade de Vila Velha (UVV)
Palavras-chave: Coronavírus, Covid-19, Pandemia

Resumo

Devido à gravidade da situação gerada pela pandemia de Covid-19, doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, iniciada no final do ano de 2019, iniciou-se um esforço mundial na busca de um tratamento da doença, a fim de que fosse encontrado um medicamento que diminuísse as complicações e sequelas decorrente dessa infecção. Foram testados diferentes fármacos, pertencentes a diversas classes. Por se tratar de uma doença totalmente nova, muitos medicamentos testados não trouxeram nenhum benefício ao paciente e alguns apresentaram reações adversas graves. Contudo, foram encontrados métodos farmacológicos altamente promissores e com excelentes resultados no tratamento da Covid-19. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura acerca dos fármacos testados para o tratamento da Covid-19,  com o intuito de identificar os métodos que apresentaram os melhores resultados. Esta revisão de literatura foi desenvolvida com base em artigos científicos em língua inglesa e portuguesa, pertinentes ao tema, pesquisados em bases de dados científicos e publicados nos últimos 10 anos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Dutra dos Santos, Mestrando em Ciências Farmacêuticas - Universidade de Vila Velha (UVV)

Farmacêutico pela Escola Superior Multivix, mestrando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Vila Velha - UVV, com linha de pesquisa em Controle biológico e químico das helmintoses gastrintestinais de Humanos e Animais. Parasitologia e enfermidades parasitárias dos Humanos e Animais. Zoonoses e Saúde Pública. Avaliação de extratos brutos enzimáticos derivados de fungos no controle das helmintoses gastrintestinais. Avaliação de enzimas no controle de helmintos parasitos de Humanos e Animais.

Publicado
2023-10-30
Como Citar
DOS SANTOS, P. H. MÉTODOS FARMACOLÓGICOS EMPREGADOS NO TRATAMENTO DA COVID-19. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 3, p. 54-72, 30 out. 2023.
Seção
REVISÃO DE LITERATURA