BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SÍNDROME PÓS-COLECISTECTOMIA

  • Giselly Figueiredo de Oliveira Borges Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
  • Rodney Freire Andrade Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
  • Tamillis Figueiredo de Oliveira Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
  • Wagner Silveira Reis Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
  • Vinicius Evangelista Dias Doutorando em Medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - MG
Palavras-chave: Colecistectomia; síndrome pós-colecistectomia; diarreia.

Resumo

A vesícula biliar pode necessitar ser removida, sendo empregado como procedimento cirúrgico a colecistectomia. Contudo, mesmo após a retirada da vesícula biliar, pode ocorrer persistências a sintomas, consistindo na síndrome pós-colecistectomia. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a cirurgia de retirada da vesícula biliar, analisar os sintomas presentes na síndrome pós-colecistectomia, e, ainda, apresentar o tratamento adequado para esta síndrome. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, de natureza básica, com pesquisa em artigos que versavam sobre o tema. Para tanto, com a pesquisa, notou-se que esta síndrome pode acometer de 5 a 40% dos pacientes que passaram pela cirurgia da colecistectomia. Com a remoção da vesícula, que consiste no órgão que armazena a bile, é possível que esta tenha poucos efeitos contrários sobre a função da bile ou pressões. O sintoma mais presente na síndrome pós-colecistectomia é a diarreia. O tratamento irá depender dos sintomas, em caso de diarreia será por meio de medicamentos. Outrossim, deve haver investigações para que haja o tratamento correto, além de uma ingestão menor de alimentos gordurosos

Biografia do Autor

Giselly Figueiredo de Oliveira Borges, Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC

Graduanda em Medicina pela Faculdade Metropolitana São Carlos. (2021) Possui Graduação em farmácia pela Universidade Iguaçu (2007); Pós-graduada com MBA em Assistência Farmacêutica no SUS e Comunitária pela Universidade Redentor (2013); Pós-graduada em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Metropolitana São Carlos (2018). 

Rodney Freire Andrade, Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário Plínio Leite (2010), com habilitação em Homeopatia, Experiência como responsável técnico de Drogarias, onde atuou por mais de 5 anos, Pós-Graduação "Latu Sensu" em Química e Toxicologia Forense pela Universidade Castelo Branco (2015) . Tem experiência de 2 anos na elaboração de Pareceres Técnicos do Núcleo de Assessoria Técnica em ações de saúde do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, auxiliando tecnicamente magistrados em sentenças provenientes das demandas de ações de medicamentos e correlatos no Estado do Rio de Janeiro, bem como possui diversos cursos na Área de controle de qualidade na manipulação de medicamentos, Atenção Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, entre outros, além de ser Concursado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Graduando do curso de medicina da faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC.

Tamillis Figueiredo de Oliveira, Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Boativos e Biociências, pela faculdade de Farmácia da UFRJ. Farmacêutica Generalista, Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé. Realizou estágio extracurricular no Instituto Vital Brazil, no setor da Garantia da Qualidade. Especialista em Práticas Pedagógicas e Gestão Educacional. Possui experiência em Drogarias e como professora de cursos livres e técnico. Graduanda do curso de medicina da faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC.

Wagner Silveira Reis, Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC

Graduando do curso de medicina da faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC

Vinicius Evangelista Dias, Doutorando em Medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - MG

Doutorando em Medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - MG na área de Coloproctologia (Câncer colorretal e fístulas anastomóticas). Mestrado em medicina em Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (Câncer colorretal e colostomia). Residência em cirurgia geral (Hospital São José da avai Itaperuna RJ). Graduação em Medicina (Universidade Iguaçu/Campus V- Itaperuna). Experiência Profissional em Terapia Intensiva, Hospital São José do Avai. Médico do trabalho em Secretaria de Saúde de Natividade - RJ. Professor do curso de medicina em Clínica Cirúrgica I, Fisiologia Médica e Professor responsável pelo laboratório de cirurgia da Faculdade Metropolitana São Carlos (Bom Jesus Do Itabapoana - RJ). Professor de semiologia médica e do internato em clínica cirúrgica do curso de Medicina na Universidade Iguaçu, Campus V, (Itaperuna, RJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Bioética e Dignidade Humana (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8553179940266036). 

Publicado
2023-11-10
Como Citar
BORGES, G.; ANDRADE, R.; DE OLIVEIRA, T.; REIS, W.; DIAS, V. BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SÍNDROME PÓS-COLECISTECTOMIA. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 3, p. 131-141, 10 nov. 2023.
Seção
ARTIGOS