MANIFESTAÇÕES REUMATOLÓGICAS NA SÍNDROME PÓS COVID-19

  • Eliza de Fátima dos Reis Santos Faculdade Metropolitana São Carlos
  • Alvarino da Silva Oliveira Faculdade Metropolitana São Carlos
  • Ana Cristina Barcelos Oliveira de Lima Faculdade Metropolitana São Carlos
  • Diorgines de Souza Fagundes Faculdade Metropolitana São Carlos
  • Laila Poubel Boechat de Castro Faculdade Metropolitana São Carlos
Palavras-chave: Síndrome pós-covid; Doenças Reumatológicas; Saúde e Bem estar.

Resumo

A Síndrome Pós-COVID-19 é caracterizada por sintomas persistentes após a infecção aguda pelo SARS-CoV-2, incluindo manifestações reumatológicas. Essas manifestações têm despertado preocupação devido à sua prevalência e impacto na qualidade de vida dos pacientes. O objetivo deste artigo é analisar a interligação entre as doenças reumatológicas e a Síndrome Pós-COVID-19, explorando os mecanismos fisiopatológicos envolvidos e discutindo estratégias de diagnóstico e tratamento.A metodologia empregada foi por meio da construção do estudo através do desenvolvimento de pesquisa do tipo exploratória e de natureza qualitativa, tendo como técnica de pesquisa a revisão de literatura, sob o formato narrativo, utilizando as bases de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Scholar e Revistas Brasileiras da Área da Saúde. Concomitantemente, estudos têm revelado que a resposta inflamatória sistêmica desregulada e distúrbios imunológicos desempenham papéis importantes no desenvolvimento das manifestações reumatológicas na Síndrome Pós-COVID-19. Além disso, lesões musculoesqueléticas diretas causadas pelo vírus também podem contribuir para essas manifestações. O diagnóstico requer avaliação clínica cuidadosa, com exames complementares quando necessário. O tratamento é multidisciplinar, envolvendo analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia e suporte psicológico. Estudos têm mostrado alta prevalência de dor articular e muscular, sintomas semelhantes à artrite reumatoide e manifestações inflamatórias musculares na Síndrome Pós-COVID-19. Marcadores inflamatórios elevados e autoanticorpos têm sido encontrados em pacientes afetados. A Síndrome Pós-COVID-19 está associada a manifestações reumatológicas persistentes, exigindo uma abordagem integrada e individualizada no cuidado aos pacientes. A compreensão dos mecanismos subjacentes e a colaboração entre profissionais de saúde são essenciais para melhorar o manejo dessas manifestações. A pesquisa contínua é necessária para preencher as lacunas de conhecimento e desenvolver estratégias mais eficazes de prevenção e tratamento

Biografia do Autor

Laila Poubel Boechat de Castro, Faculdade Metropolitana São Carlos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Iguaçu campus V - Itaperuna (2012). Residência Médica em Clínica Médica pelo HSJA, Residência Médica em Reumatologia pela UFRJ/HUCFF. Título de Especialista em Reumatologia( 2017). Atualmente é professora da Universidade Iguaçu e da Faculdade São Carlos (Famesc), chefe da cadeira de Reumatologia, e da Pós-graduação da CMMG -BH de especialidades médicas. Parecerista no Hospital São José do Avaí. Cursos extensivos em USG reumatológica pela FATESA e em Densitometria òssea pela ABRASSO. Tem experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Reumatologia. Atua em consultório particular Ortotrauma e BYO. Membro da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro, sendo no biênio 2023/24 integrante da comissão de mídias e assessora da direção do interior.

Publicado
2023-08-30
Como Citar
SANTOS, E.; OLIVEIRA, A.; DE LIMA, A.; FAGUNDES, D.; DE CASTRO, L. MANIFESTAÇÕES REUMATOLÓGICAS NA SÍNDROME PÓS COVID-19. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 2, p. 122-132, 30 ago. 2023.
Seção
REVISÃO DE LITERATURA