GÊNERO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA BREVE ABORDAGEM DENTRO DO CONTEXTO DO CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO CAMPOS/SOLDA/ FAETEC.

  • CAMILA RIBEIRO TEODORO SEEDUC/ FAETEC
  • Liz Daiana Tito Azeredo da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Eliana Crispim França Luquetti Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Palavras-chave: ensino profissional; solda; mulheres

Resumo

A partir dos anos de 1970, a mulher ingressa de forma mais massiva no mercado de trabalho e, historicamente, se perpetua como mão de obra de baixo custo explorada, com menores chances, salários e, consequentemente, uma sombra da identidade masculina. Sendo assim, certas áreas são rotuladas socialmente como espaço de atuação masculina.  Diante disso, o presente estudo tem como objetivo apresentar de que maneira se permeiam a participação das mulheres nos cursos profissionalizantes, em especial nos cursos de soldas, ofertados pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT), pertencentes à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). A proposta de Ensino Profissional surge antes de 1909 com as Escolas de Aprendizes Artífices, dentro de uma política inclusiva que buscava o preparo técnico e intelectual dos desfavorecidos, a fim de que fossem adquiridos hábitos de trabalho, o afastamento da ociosidade, do vício e do crime. Para tal proposta, a pesquisa se valeu de uma metodologia qualitativa, com fundamentação teórica de Bauman (2021); Wirth (2010); e Soares (1981); além de fontes documentais, a saber: fichas de matrículas, diários de turmas e relatórios finais do CVT/Solda. Neste contexto, as teorias de gênero corroboram no entendimento da lógica capitalista reforçada pelo patriarcado, fazendo assim urgente, a ampliação do debate acerca das desigualdades de gênero, em prol do compromisso na defesa dos direitos humanos contra todas as formas de discriminação e de preconceito.

Biografia do Autor

CAMILA RIBEIRO TEODORO, SEEDUC/ FAETEC

Especialização em PROEJA, Instituto Federal Fluminense/RJ. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atua como supervisora Educacional, FAETEC, no Centro Vocacional Tecnológico Campos Solda. Licenciada em Geografia, IFF-Fluminense. Atua como Professor Docente I da disciplina de Geografia, SEEDUC.

Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora em Cognição e Linguagem pela UENF, possui Mestrado em Cognição e Linguagem pela UENF (2014), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Atua como Mediadora a distância das disciplinas Educação Infantil I e Gestão I (CEDERJ). Atua como Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Pós-doutorado no Programa de Bolsas de Recém-Doutor para Apoio a Temas Estratégicos na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Agenda 2030. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Práticas Pedagógicas e Gestão Escolar.

Eliana Crispim França Luquetti, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada e Bacharela em Português/Latim, também pela UFRJ. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, mudança linguística; sociolinguística, linguística aplicada ao ensino de línguas, variação, formação de professores, alfabetização e letramento, ensino de leitura, livro didático e seus usos, léxico e gêneros textuais. Além disso, atua e coordena disciplinas das licenciaturas em EAD: Prática de Ensino III e Educação Infantil do CECIERJ/ CEDERJ, na modalidade a distância (desde 2010). E, também, atua como avaliadora do Sistema nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Pesquisa as variedades linguísticas na região norte-fluminense (2009).

Publicado
2024-07-02
Como Citar
TEODORO, C.; SILVA, L.; LUQUETTI, E. GÊNERO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA BREVE ABORDAGEM DENTRO DO CONTEXTO DO CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO CAMPOS/SOLDA/ FAETEC. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 4, p. 21-31, 2 jul. 2024.
Seção
ARTIGOS