A Privação do sono e seu prejuízo para os estudantes de medicina

Palavras-chave: Qualidade do sono; aprendizagem; universitários.

Resumo

É notória que a privação de sono compromete a vida de estudantes universitários, visto que tanto a consolidação da memória quanto a capacidade de compreensão, a manutenção das funções cognitivas e a capacidade de tomada de decisões, bem como outros aspectos importantes para a vida acadêmica, dependem do sono de qualidade para que sejam efetivas. O objetivo do presente artigo foi elucidar a importância do sono de qualidade para tais tarefas, bem como outros malefícios da privação do sono de qualidade e possíveis ações que melhorem a qualidade do sono. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica que teve como base artigos e outros materiais coletados nas plataformas Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Google acadêmico, sendo selecionados, ao fim, 11 materiais. Ao fim da pesquisa, pôde-se constatar que o sono de qualidade melhora o aprendizado dos estudantes universitários, visto que atua na consolidação da memória, na plasticidade neuronal, na seleção de memórias importantes para que sejam evocadas facilmente, na capacidade de decisão e em outros fatores importantes para os acadêmicos. Ademais, foi possível elucidar que existem fatores de piora e fatores de melhora do sono, ligados tanto à higiene do sono quanto a aspectos pessoais, sociais, biológicos e comportamentais. Os principais fatores de melhora se ligam às práticas de higiene do sono, à prática de atividade física regular e planejada, ao planejamento de horários e à regularidade do sono, enquanto os principais fatores de piora se ligam às más práticas de higiene do sono, ao estresse, à ansiedade e outras condições psíquicas que, como um ciclo, também são influenciadas pela má qualidade do sono.

Biografia do Autor

Isabela Valinho Abreu, FAMESC

Aluna graduanda do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC. 

Karina de Souza Binicá, FAMESC

Aluna graduanda do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC. 

Otávio de Meireles Delfino, FAMESC

Residência em Medicina de Família e Comunidade. Pós-graduação em Fisiologia do Exercício; Fitoterapia, Geriatria e Gerontologia, Docência em Ensino Superior. Cursando pós-graduação em Medicina do Esporte, Endocrinologia e Metabologia. Especialização em Fisiologia e Performance no Futebol. Médico atuante no Futebol Profissional Estadual do Rio de Janeiro. Médico do Clube de Futebol Profissional Associação Atlética Carapebus desde 2019. Certificação em Medicina da Obesidade pela Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade. Certificação Internacional em Medicina da Obesidade pela European Board of Obesity Medicine e pela Pan American Board of Obesity Medicine. 

Publicado
2023-10-30
Como Citar
ABREU, I.; BINICÁ, K.; DELFINO, O. A Privação do sono e seu prejuízo para os estudantes de medicina. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 3, p. 73-81, 30 out. 2023.
Seção
REVISÃO DE LITERATURA