O CONHECIMENTO DE CATADORES DE RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE CAMBUCI-RJ QUANTO AOS RISCOS DA ATIVIDADE

Palavras-chave: Lixo, Reciclagem, Educação Ambiental

Resumo

As atividades humanas, inevitavelmente, produzem lixo. A transformação do Brasil em um país urbano, com mais de 80% da população morando nas cidades, foi um processo que se consolidou no último meio século e intensificou a produção de resíduos sólidos. Dentre os problemas, a destinação de resíduos sólidos a lixões causa inúmeros prejuízos ambientais. O objetivo geral deste trabalho é analisar o conhecimento de catadores de recicláveis sobre diferentes aspectos relacionados a resíduos sólidos. Para alcançá-lo, foi aplicada a seguinte metodologia: i) pesquisa bibliográfica; ii) visita a um lixão municipal e iii) entrevistas com catadores de recicláveis de Cambuci, interior do Estado do Rio de Janeiro. Os dados coletados mostraram que o Município de Cambuci vem se empenhando em cumprir a legislação vigente, tanto no âmbito federal quanto estadual em relação à destinação dos resíduos sólidos urbanos. Os catadores de recicláveis se dedicam a essa atividade, principalmente, como complementação de renda familiar, já que a maioria deles recebe um salário mínimo. Falta ao poder público buscar parcerias com lojas, bares, restaurantes e estabelecimentos de saúde, para que auxiliem na captação dos resíduos sólidos, além de um trabalho de divulgação e sensibilização de toda a comunidade. Concluímos que os catadores de recicláveis possuem conhecimento quanto aos riscos de manipulação dos resíduos, embora não utilizem equipamentos de proteção.

Biografia do Autor

Eliane Luiz Gonçalves, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduada em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF

Leandro de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Biólogo, Pedagogo, Mestre em Biociências e Biotecnologia e Doutor em Biotecnologia Vegetal, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Deise Ferreira Fernandes Paes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Tutora Presencial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Modalidade EAD UENF/CEDERJ

Publicado
2023-11-10
Como Citar
LUIZ GONÇALVES, E.; DE OLIVEIRA SILVA, L.; FERNANDES PAES, D. O CONHECIMENTO DE CATADORES DE RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE CAMBUCI-RJ QUANTO AOS RISCOS DA ATIVIDADE. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 3, p. 101-119, 10 nov. 2023.
Seção
ARTIGOS