A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E O AUMENTO DO ÓDIO CONTRA AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

  • Walace da Silva Nascimento Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC
  • ANNY RAMOS VIANA Doutorando do Programa de Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória - FUV
Palavras-chave: Matriz Africana; Intolerância Religiosa; Negro.

Resumo

As tradições, costumes e religião são diversos em um país tão vasto como o Brasil, permeando por toda a população em todos os estados brasileiros. Há uma diversidade religiosa no Brasil, contudo mesmo no século XXI não há aceitações de certas religiões. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consiste em análise do crime de intolerância de ódio às religiões de matrizes africanas no âmbito brasileiro. Quanto à metodologia utilizada na pesquisa, foi utilizado o método historiográfico e dedutivo, sendo o primeiro em relação à história do Brasil, bem como as Constituições e, ainda, pela presença do surgimento das religiões de matriz africana no Brasil. Em relação às técnicas de pesquisa, foi realizada revisão de literatura em formato sistemático e análise documental através de coleta de materiais em sítios eletrônicos. Atualmente, a liberdade religiosa está enfraquecida diante a intolerância e violência que perpetua, e a intolerância religiosa está cada vez mais crescente no Brasil, fruto de uma herança desde a colonização. Neste sentido, a violência religiosa é expressada através de pessoas ou grupos que, na maioria das vezes, afirmam ser mensageiros da fé, com a finalidade de estabelecer seus dogmas religiosos. Conclui-se que a intolerância religiosa é uma pratica ideológica que ofende, discrimina e desrespeita aquele que possuí práticas religiosas diferentes do agressor, devendo o Estado promover meios para a educação da sociedade e solucionar os conflitos religiosos e promover a liberdade religiosa.

Biografia do Autor

Walace da Silva Nascimento, Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Graduando do curso de Direito da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC; 

ANNY RAMOS VIANA, Doutorando do Programa de Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória - FUV

Doutoranda e Mestra em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Pós-Graduada em Direito Penal e Processual Penal e em Docência e Gestão do EAD. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Campos. Coordenadora do Curso de Direito, coordenadora da Pós-Graduação em EAD de Direito Público e Direito do Trabalho e Previdenciário, Professora dos Cursos de Graduação em Direito (Presencial), Psicologia (Presencial), Gestão de Recursos Humanos (EAD), Gestão Pública (EAD) e Pedagogia (EAD) da FAMESC - Bom Jesus do Itabapoana. Advogada.

Publicado
2023-11-24
Como Citar
NASCIMENTO, W.; VIANA, A. A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E O AUMENTO DO ÓDIO CONTRA AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 4, p. 38-55, 24 nov. 2023.