Os DESAFIOS NA ADOÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS POR CASAIS HOMOAFETIVOS: A IMPORT NCIA DO MÉDICO DA FAMÍLIA E COMUNIDADE NESTE CONTEXTO

  • Letícia Wetler FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Winícius Cardoso Donatti FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Rubia de Oliveira Lima FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Maria Fernanda Terra Hernandes FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Mariana Ruback Maia FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Maressa Moreira Silva FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Luis Fernando Gonçalves de Castro FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
Palavras-chave: Adoção homoparental; Casais homossexuais; Medicina da Família e Comunidade; Preconceito.

Resumo

A visão patriarcal da sociedade, no que se refere a unidade familiar, sofreu alterações, assim, possui conceitos um pouco mais voláteis. No tocante a esse assunto, é necessário destacar os desafios da população LGBTQIA+ em adotar uma criança, já que toda essa questão preconceituosa - de déficit de valores na criação - é problematizada. Essa realidade, por mais que esteja ligada a diferentes fatores, há um grande influenciador e auxiliar: o médico da família e da comunidade. Nesse ponto, destaca-se tanto o seu papel de grande valor social, quanto sua influência na vida das pessoas. O atual trabalho é um revisão bibliográfica de cunho exploratório com abordagem qualitativa e descritiva, que aborda a medicina de família e comunidade e seus deveres, a família homoafetiva, o processo de adoção homoafetiva e o desafio das novas famílias. Diante disso, é imprescindível que as estratégias na Atenção Primária atuem de modo a atenuar as discriminações que cercam os novos modelos familiares. Portanto, dentre os resultados dessa pesquisa, observa-se a relevância de um núcleo de acolhimento dessas multifamílias dentro de cada território abarcado pela Unidade Básica de Saúde, sendo de suma importância a capacitação dos profissionais atuantes com o fito de propiciar um atendimento digno e abrangente para diferentes núcleos familiares. Essa realidade torna-se necessária para garantir uma comunicação e acompanhamento da saúde física e mental familiar adequada frente à adoção. 

Biografia do Autor

Letícia Wetler, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmica de Medicina da Faculdade Metropolitana de São Carlos

Winícius Cardoso Donatti, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmico de Medicina da Faculdade Metropolitana de São Carlos

Rubia de Oliveira Lima, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmica de Medicina da Faculdade Metropolitana de São Carlos

Maria Fernanda Terra Hernandes, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmica de Medicina da Faculdade Metropolitana de São Carlos

Mariana Ruback Maia, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmica de Medicina da Faculdade Metropolitana de São Carlos

Maressa Moreira Silva, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmica de Medicina da Faculdade Metropolitana de São Carlos

Luis Fernando Gonçalves de Castro, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Possui graduação em Medicina e em Enfermagem pela Universidade Iguaçu, Mestrado em Ciências da Saúde - Medicina pela Santa Casa/BH, Residência em Pediatria pelo Hospital São José do Avaí, Pós-graduado/especialista em Saúde da Família, em Enfermagem Obstétrica, em Enfermagem na Promoção da Saúde e em Enfermagem do Trabalho. Atualmente Multiplicador do Curso de AIDPI neonatal e criança da região Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, Multiplicador da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação(IUBAAM), Multiplicador do Curso de Pré Natal de Risco Habitual SES-SMS. Tem experiência na área de Saúde, com ênfase em pediatria, neonatologia, saúde pública, saúde da família/medicina da família e comunidade, saúde ocupacional, ginecologia e obstetrícia e urgência/emergência.

Publicado
2023-11-10
Como Citar
WETLER, L.; DONATTI, W.; LIMA, R.; HERNANDES, M. F.; MAIA, M.; SILVA, M.; DE CASTRO, L. F. Os DESAFIOS NA ADOÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS POR CASAIS HOMOAFETIVOS: A IMPORT NCIA DO MÉDICO DA FAMÍLIA E COMUNIDADE NESTE CONTEXTO. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 3, p. 120-130, 10 nov. 2023.
Seção
ARTIGOS