DOENÇAS INFECCIOSAS E A POBREZA NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Ana Laura Trindade FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Larissa de Menezes Jiquiriçá FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Maria Geovana Teixeira de Carvalho Meireles FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Rubia de Oliveira Lima FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Bianca Magnelli Mangiavacchi FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • LIVIA MATTOS MARTINS FACULDADE MATROPOLITANA SÃO CARLOS FAMESC
Palavras-chave: Doenças infecciosas, Pobreza, Desigualdade social, Políticas públicas, Saúde pública.

Resumo

Este artigo revisa a relação entre doenças infecciosas e pobreza no Brasil, destacando a influência da desigualdade social na saúde. A pesquisa tem como objetivo traçar o perfil das doenças infecciosas prevalentes, explorar a ligação entre pobreza e disseminação dessas doenças e avaliar políticas públicas. A revisão bibliográfica foi conduzida em plataformas acadêmicas renomadas. O estudo identifica as principais doenças infecciosas, realça a associação com a pobreza e sugere medidas de controle. Conclui-se que políticas públicas abrangentes, incluindo melhorias em habitação, saneamento e educação, são necessárias para enfrentar essa questão complexa e que medidas específicas de prevenção são vitais para as populações vulneráveis.

Biografia do Autor

Ana Laura Trindade, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Graduando do curso de Medicina na Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Larissa de Menezes Jiquiriçá, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Graduando do curso de Medicina na Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Maria Geovana Teixeira de Carvalho Meireles, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Graduando do curso de Medicina na Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Rubia de Oliveira Lima, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Graduando do curso de Medicina na Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

Bianca Magnelli Mangiavacchi, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006), graduação em Complementação pedagógica em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2016), graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2020), mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009) e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2016). Atualmente é membro do comité de ética animal - ceua do Instituto Federal Fluminense, mediadora presencial da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. É avaliador institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP. Coordenadora do curso de licenciatura de ciências biológicas da Faculdade Metropolitana São Carlos e Coordenadora do Ciclo Básico do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos.

LIVIA MATTOS MARTINS, FACULDADE MATROPOLITANA SÃO CARLOS FAMESC

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui mestrado e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em imunologia de doenças infecciosas e parasitárias; Toxoplasmose ocular. 

Publicado
2023-11-10
Como Citar
TRINDADE, A. L.; JIQUIRIÇÁ, L.; MEIRELES, M. G.; LIMA, R.; MANGIAVACCHI, B.; MARTINS, L. DOENÇAS INFECCIOSAS E A POBREZA NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 3, p. 179-190, 10 nov. 2023.
Seção
ARTIGOS