A VULNERABILIDADE INFANTIL EM EVIDÊNCIA

O TRÁFICO DE CRIANÇAS SOB A ÓTICA DA COMERCIALIZAÇÃO DE INOCENTES

  • BEATRIZ DE JESUS SOARES GUALANDE FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • OSWALDO MOREIRA FERREIRA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
Palavras-chave: TRÁFICO, DIREITOS HUMANOS, CRIANÇAS

Resumo

O tráfico humano é uma grave violação dos direitos humanos que ocorre em todo o mundo. As vítimas desse crime incluem crianças, que são particularmente vulneráveis e se tornam alvos principais das redes criminosas envolvidas nessa atividade. No Brasil, o tráfico humano ganhou grande proporção após a ratificação do Protocolo de Palermo, que se tornou o principal instrumento tanto nacional quanto internacional no combate a esse problema. Haja vista, o objetivo central deste estudo foi realizar uma breve revisão sobre o tráfico humano, com foco no tráfico infantil, e analisar o ordenamento jurídico em relação a essa conduta. Ao realizar essa análise, foi confirmado um aumento alarmante e contínuo do tráfico humano, com ênfase no público infantil. Também foram observadas as normas adotadas para combater esse crime. Diante dessa revisão, chegou-se à conclusão de que leis mais rigorosas precisam ser implementadas para garantir o cumprimento das normas, corrigir essa prática criminosa e punir os responsáveis. Isso indica a necessidade de fortalecer o aparato legal e promover políticas públicas efetivas para lidar com o tráfico humano, especialmente no que se refere às vítimas infantis. A metodologia utilizada para a realização deste estudo foi baseada em um método qualitativo. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, caracterizado como uma revisão de literatura. Essa revisão envolveu a leitura de diversos materiais, tais como estatutos, a Constituição Federal, periódicos jurídicos, livros e artigos acadêmicos relacionados ao tema proposto.

Biografia do Autor

BEATRIZ DE JESUS SOARES GUALANDE, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Graduada em Direito pela Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC, Bom Jesus do Itabapoana/RJ,

OSWALDO MOREIRA FERREIRA, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Doutorado em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF; Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF (2016-2018); Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Metropolitana São Carlos-RJ Graduado em Direito pelo Centro Universitário São Camilo (ES) (2011); Pós-Graduando em Docência e Gestão no Ensino a Distância pela Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC (2019-2020) Especialista Lato Sensu em Direito Civil pela Universidade Gama Filho - RJ (2013); Especialista Lato Sensu em Gestão Educacional pela Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC. (2017-2018); Especialista Lato Sensu em Direito de Família pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2018-2018); Servidor Público do Tribunal de Justiça (2006-2019), atuando na Administração do Fórum da Comarca de Guaçuí-ES, no cargo de Secretário de Gestão do Foro; Licenciado em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell - ISEED (2012 - 2013); Tem experiência na área de Direito; É pesquisador com enfoque em questões culturais e sociais (Artigos publicados na área) Coordenador da Pós-Graduação em Direito de Família e Sucessões - Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC; Professor Universitário | Curso de Direito e Administração - FAMESC - Faculdade Metropolitana São Carlos, polo de Bom Jesus do Itabapoana-RJ;

Publicado
2023-11-25
Como Citar
GUALANDE, B.; FERREIRA, O. A VULNERABILIDADE INFANTIL EM EVIDÊNCIA. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 4, p. 171-184, 25 nov. 2023.