GESTÃO INTEGRADA: UMA PRÁTICA IMPORTANTE E EFICAZ, DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

  • NATHALIA TEIXEIRA VALENTIM UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
  • SONIA MARIA GOMES DE EGIDIO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
  • TATIANA MARIA DE JESUS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
  • MAURICIO BORGE DIAS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
Palavras-chave: GESTÃO INTEGRADA, ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Resumo

Este artigo trata da importância da gestão integrada como mecanismo para auxiliar e aprimorar os procedimentos dentro de uma organização pública. O objetivo é ressaltar a importância da gestão integrada baseada na observância dos fatores que justificarão a adoção deste expediente, em uma organização pública. A pesquisa adota um sistema de revisão bibliográfica, observando o que uma série de teóricos apontam sobre o assunto e, a partir disso, formou o corpus do trabalho. Este trabalho se justifica a partir do interesse no despertamento dos gestores para este assunto, sobretudo no que tange as expectativas para os setores da Administração Públicas e, também, nos reflexos das políticas de gestão integrada durante e pós pandemia, como forma de complemento às teorias. Como resultado da pesquisa, os resultados evidenciaram a importância da gestão integrada na administração pública, por meio de três pontos salientes, a saber: Gestão Integrada entre Setores, Integração Social: as pessoas e Gestão Integrada: uma questão importante. Para que, a partir da análise dessas três nuances, seja possível responder àquelas questões que geraram a pesquisa. Concluiu-se, que a gestão integrada é capaz de melhorar o atendimento prestado ao público, que a participação da sociedade na organização pública - por meio da gestão integrada - reforça o ideal de democracia e que, em tempos de crise, torna-se a implementação de gestão integrada é essencial.

Biografia do Autor

NATHALIA TEIXEIRA VALENTIM, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

Administração Pública, Universidade Federal Fluminense, CEDERJ Polo Bom Jesus do Itabapoana – Rio de Janeiro 

SONIA MARIA GOMES DE EGIDIO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

Administração Pública, Universidade Federal Fluminense, CEDERJ Polo Bom Jesus do Itabapoana – Rio de Janeiro

TATIANA MARIA DE JESUS, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

Administração Pública, Universidade Federal Fluminense, CEDERJ Polo Bom Jesus do Itabapoana – Rio de Janeiro

MAURICIO BORGE DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

Professor do curso de Administração Pública - Universidade Federal Fluminense. Administrador de Empresas pela UniRedentor, Especialista em gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - FACIBRA, Mestrando na modalidade especial no Programa de Pós- graduação em Cognição e Linguagem  - PGCL pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Publicado
2023-10-30
Como Citar
VALENTIM, N.; EGIDIO, S. M.; DE JESUS, T.; DIAS, M. GESTÃO INTEGRADA: UMA PRÁTICA IMPORTANTE E EFICAZ, DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 3, p. 1-12, 30 out. 2023.
Seção
ARTIGOS