HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

A IMPORTÂNCIA DAS MÃOS NA CADEIA DE TRANSMISSÃO DAS INFECÇÕES HOSPITALARES E A HIGIENIZAÇÃO ADEQUADA

  • Gisele Simas dos Santos Pragrama de Pós-graduação em Terapia Intensiva - UNIG
  • Paulo Aparecido Evangelista Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG
  • Sonia Maria Fonseca Souza Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG
  • Carmen Cardilo Lima Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG
  • Sandra Helena Oliveira Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG
  • André Silva de Souza Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG
  • Edineth Vargas Rosestolato Hoffmann Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG
Palavras-chave: Lavagem das mãos; Unidade Terapia Intensiva; higiene de mãos.

Resumo

O artigo tem como objetivo evidenciar, a partir da literatura, a importância da lavagem das mãos realizada pelos profissionais de saúde como uma das formas de prevenção das infecções na UTI. Trata-se de uma pesquisa integrativa na qual foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, bibliotecas virtuais, revistas e periódicos. Foram incluídas as bases de dados Web of Science, Medline/PubMed, SCOPUS, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram identificados inicialmente 124 estudos; destes, 33 eram duplicados. Após a leitura dos resumos dos artigos foram pré selecionados para analises 91 artigos. Em seguida, continuou-se a leitura na íntegra dos 20 artigos restantes, sendo que para a análise dos resultados e discussão foram escolhidos 10 artigos. Apesar dos estudos evidenciarem a importância das mãos na cadeia de transmissão das infecções hospitalares e a efetividade da higienização adequada, pode-se concluir que muitos profissionais ainda apresentam atitudes passivas diante do problema, necessitando de uma maior conscientização.

Biografia do Autor

Gisele Simas dos Santos, Pragrama de Pós-graduação em Terapia Intensiva - UNIG

Coordenadora do curso de pós-graduação em Terapia Intensiva na UNIG – Itaperuna-RJ, Enfermeira pela UFF, Pós-Graduanda em Terapia Intensiva e Educação pela UFJF, Pós-Graduanda em Formação Pedagógica em Educação de Profissionais da Área de Saúde pela ENSP/FIOCRUZ/UFF, Mestre em Ciências pela UNIPLI, Professora do curso de Enfermagem na UNIG – Itaperuna-RJ.

Paulo Aparecido Evangelista, Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG

Enfermeiro na FASAP, Pós-Graduando em Terapia Intensiva da UNIG

Sonia Maria Fonseca Souza, Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG

Doutora em cognição e linguagem pela UENF, Mestre em Educação pela UNIG.

Carmen Cardilo Lima, Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG

Enfermagem - Universidade Federal de Viçosa, UFV. Especialização em Gestão Educacional e Praticas Pedagógicas, Mestrado em Medicina - Santa Casa de BH. Docente FAMESC E UNIG. Itaperuna - Rio de Janeiro.

Sandra Helena Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG

Graduação em Enfermagem pela Universidade Iguaçu, Campus V, Itaperuna-RJ. Mestrado Profissional em Ciências das Religiões em Esfera Pública pela Faculdade de Ciências Religiosas, Vitória-ES. Especialização em Gestão Materno-Infantil pela Fiocruz. Especialização em saúde da família e docência pela Faculdade Redentor. Especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade Estácio, Niterói-RJ.

André Silva de Souza, Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG

Enfermagem pela Universidade Nova Iguaçu Campus V, Especialista em terapia intensiva pela Universidade Veiga de Almeida-RJ, Especialista em UTI Neonatal e Pediátrica pela AVM Faculdade Integrada Polo Macaé, Especialista em enfermagem em infectologia pela UNYLEYA, ⁠Mestre em ciências das religiões, Esfera Pública pela UNIDA, Vitória-ES

Edineth Vargas Rosestolato Hoffmann, Programa de Pós-Graduação em Terapia Intensiva - UNIG

Graduação em Enfermagem Obstetrícia pela Universidade Gama Filho, Pós-graduação Enfermagem Nefrologia pela Faculdade Luiza de Marillac, Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pela UNIPLI.

Publicado
2024-02-28
Como Citar
DOS SANTOS, G.; EVANGELISTA, P.; SOUZA, S. M.; LIMA, C.; OLIVEIRA, S.; DE SOUZA, A.; HOFFMANN, E. HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 4, p. 46-56, 28 fev. 2024.
Seção
ARTIGOS