JOGO DE CARTAS SOBRE PARASITOSES DE VEICULAÇÃO HÍDRICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

Palavras-chave: Jogo educacional, Parasitoses, Aprendizagem, Estudantes, Ensino de biologia

Resumo

O ensino sobre parasitoses de veiculação hídrica é parte fundamental da grade curricular das escolas em diferentes anos, porém, tal ensino pode acabar gerando muitas dúvidas e poucas informações. O uso de jogos educacionais torna-se uma arma muito eficaz para o aprendizado do aluno, pois garante que ele aprenda de forma descontraída e agradável despertando o interesse pelo jogo, além disso, garante com mais eficiência a fixação do conteúdo aplicado a curto e longo prazo. Sendo assim, este trabalho tem por finalidade avaliar a aplicação de um jogo educativo sobre parasitoses entre alunos do 3º ano do ensino médio regular da Instituição de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, acompanhado de três questionários avaliativos contendo perguntas sobre as principais parasitoses avaliadas sendo investigado conceitos sobre transmissão, prevenção e tratamento, sendo (1) pré-jogo que visa identificar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos, (2) pós-jogo aplicado após a atividade visando identificar a efetividade do mesmo em curto prazo e (3) pós três meses da realização do jogo com a finalidade de avaliar se o jogo garantiu aprendizagem significativa. O jogo proposto apresenta grande relevância, uma vez que, leva conhecimentos diversos sobre Meio Ambiente, Parasitologia, Saúde Pública e Pessoal fazendo com que os alunos estejam mais atentos aos atos que podem interferir não apenas o Meio Ambiente, mas também sua saúde e de muitos que convivam em um ambiente comum. Concluiu-se que há pequenas divergências entre as turmas quanto ao nível de conhecimento, além disso, identificamos que a realização do jogo promoveu a aprendizagem significativa em alguns pontos, porém não em outros sendo mais fácil assim a identificação das possíveis dúvidas e/ou equívocos através dos erros presentes nos questionários após três meses.

Publicado
2018-12-27
Como Citar
LEANDRO, G.; MANGIAVACCHI, B. JOGO DE CARTAS SOBRE PARASITOSES DE VEICULAÇÃO HÍDRICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Múltiplos Acessos, v. 3, n. 2, p. 120-137, 27 dez. 2018.
Seção
ARTIGOS