ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO BRASILEIRO

  • Fernanda Santos Curcio Faculdade Metropolitana São Carlos FAMESC, Bom Jesus do Itabapoana – RJ,
  • Fernando Xavier de Almeida Faculdade Metropolitana São Carlos FAMESC, Bom Jesus do Itabapoana – RJ,
  • Thais Rigueti Brasil Borges Faculdade Metropolitana São Carlos FAMESC, Bom Jesus do Itabapoana – RJ,
Palavras-chave: Educação à distância, acessibilidade, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, Brasil

Resumo

O objetivo deste trabalho é levantar reflexões acerca da relevância da acessibilidade nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEA), redirecionando a investigação para os embates enfrentados no Ensino a Distância (EaD) no Brasil no que se refere ao acesso de pessoas com deficiência à educação. Compreende-se que é diante de tal movimento que será possível garantir o acesso a um ensino de qualidade a todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas, motoras e/ou sensoriais. A metodologia empregada foi de natureza básica, a partir de uma revisão narrativa de literatura. Dado ao exposto, foi evidenciado que para promover a acessibilidade e inclusão na educação a distância, torna-se essencial oferecer um AVEA multifacetado, interativo e que atenda as reais necessidades dos alunos, a partir das suas especificidades. Observando os limites enfrentados no âmbito da educação a distância no cenário brasileiro, que dificulta a promoção ampla e integral do acesso à educação de pessoas com deficiência, torna-se latente ações concretas, abrangentes e propositivas que ultrapassem a atual realidade, em busca de uma educação inclusiva e de qualidade.

Publicado
2021-01-05
Como Citar
CURCIO, F.; ALMEIDA, F.; BORGES, T. ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO BRASILEIRO. Múltiplos Acessos, v. 5, n. 1, p. 27-39, 5 jan. 2021.
Seção
ARTIGOS