LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

  • Thatiane Ribeiro da Silva Aluna do curso de Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas da FAMESC, Bom Jesus do Itabapoana
  • Eliana Crispim França Luquetti Professora Orientadora do curso de Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas da FAMESC, Bom Jesus do Itabapoana, RJ.
Palavras-chave: Educação Científica, Ciências, Letramento científico

Resumo

A educação científica na perspectiva do letramento como prática social implica um desenho curricular que incorpore práticas inovadoras. Dentro desse contexto, o letramento científico merece destaque como tema central a ser introduzido para a compreensão de fatos, valores e contextos de acordo com a nova base nacional comum curricular. Assim, este trabalho busca analisar e discutir de que maneira o Letramento Científico pode ser introduzido, de acordo com a nova BNCC, no componente curricular de Ciências do Ensino Fundamental II da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes, abordando a temática e sua importância e propondo um projeto de intervenção que incentive a relação entre Letramento Científico e Ciências. Neste trabalho, é proposto o estudo de um caso fictício, envolvendo questões socio científicas para medir níveis de letramento científico dos alunos. É esperado, com essa proposta de intervenção, que os alunos possam analisar, discutir, perceber a ciência, argumentar, interagir, apresentar uma solução ou iniciativa de maneira esperada para um indivíduo cientificamente letrado.

Publicado
2021-01-05
Como Citar
DA SILVA, T.; LUQUETTI, E. LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Múltiplos Acessos, v. 5, n. 1, p. 137-145, 5 jan. 2021.
Seção
ARTIGOS